Na sala de AEE realizamos várias atividades com os alunos, de acordo com a necessidade de cada um.
Vou relatar alguns exemplos de atividades realizadas para as pessoas com deficiência visual:
# Produção de material em braille, para alunos cegos;
# Transcrição de material em braille para tinta, para os professores fazerem a correção;
# Estimulação visual, para as alunos com baixa visão;
# Orientação aos pais e professores;
Para a criança que irá aprender o sistema braille, são necessários desenvolver algumas habilidades:
1 - Discriminação tátil:
- explorar o maior volume possível de objetos;
- identificar diversos tipos de objetos ;
- classificar diversos tipos de objetos quanto à forma, tamanho, textura, etc.;
- seriar objetos de diferentes espécies (gradação crescente e decrescente), visando preparar o aluno para compreender os diferentes tamanhos de palavras e linhas;
- estabelecer as noções básicas de: semelhança, diferença, equivalência;
largura (largo - estreito);
posição (em cima, embaixo, entre, linhas vertical e horizontal);
lateralidade (esquerda - direita);
- explorar o maior volume possível de objetos;
- identificar diversos tipos de objetos ;
- classificar diversos tipos de objetos quanto à forma, tamanho, textura, etc.;
- seriar objetos de diferentes espécies (gradação crescente e decrescente), visando preparar o aluno para compreender os diferentes tamanhos de palavras e linhas;
- estabelecer as noções básicas de: semelhança, diferença, equivalência;
largura (largo - estreito);
posição (em cima, embaixo, entre, linhas vertical e horizontal);
lateralidade (esquerda - direita);
textura (áspero - liso);
distância (longe - perto);
comprimento (longo - médio - curto);
tamanho (grande - pequeno);
quantidade (muito - pouco);
espessura (grosso - fino);
altura (alto - baixo);
peso (pesado - leve);
resistência (duro - macio);
temperatura (quente - frio - morno - gelado);
conteúdo (cheio - vazio);
profundidade (fundo - raso).
distância (longe - perto);
comprimento (longo - médio - curto);
tamanho (grande - pequeno);
quantidade (muito - pouco);
espessura (grosso - fino);
altura (alto - baixo);
peso (pesado - leve);
resistência (duro - macio);
temperatura (quente - frio - morno - gelado);
conteúdo (cheio - vazio);
profundidade (fundo - raso).
2 - Organização da página escrita: A criança deve compreender que:
se lê da esquerda para a direita, deslizando a ponta dos dedos sobre a linha;
as linhas são dispostas no papel de cima para baixo;
as linhas têm começo e fim;
as linhas podem estar completas;
as linhas podem vir com espaços vazios;
as linhas podem variar de tamanho.
3 - Trabalhar o elemento escrito oferecendo:
linhas pontilhadas;
linhas pontilhadas contendo sinais iguais;
linhas pontilhadas contendo sinais diferentes;
um modelo e pedir à criança que identifique-o na linha traçada ou pontilhada.
4 - Trabalhar os movimentos corretos das mãos no ato da leitura:
se lê da esquerda para a direita, deslizando a ponta dos dedos sobre a linha;
as linhas são dispostas no papel de cima para baixo;
as linhas têm começo e fim;
as linhas podem estar completas;
as linhas podem vir com espaços vazios;
as linhas podem variar de tamanho.
3 - Trabalhar o elemento escrito oferecendo:
linhas pontilhadas;
linhas pontilhadas contendo sinais iguais;
linhas pontilhadas contendo sinais diferentes;
um modelo e pedir à criança que identifique-o na linha traçada ou pontilhada.
4 - Trabalhar os movimentos corretos das mãos no ato da leitura:
A criança deve estar com o dedo em permanente movimento.
A leitura tátil se faz através de movimentos contínuos, portanto as pausas são mínimas.
O dedo lê letra por letra.
Deve evitar-se movimentos desnecessários: de cima para baixo, de baixo para cima, regressivos.
Deve evitar-se excesso de pressão do dedo sobre a letra, isto diminui a qualidade da percepção.
O professor deve alertar a criança para que tenha o cuidado de perceber todas as unidades contidas na linha; isto serve de preparação quando já estiver dentro do processo de alfabetização lendo palavras. A leitura tátil se faz letra por letra e a palavra só é percebida quando termina.
A leitura tátil se faz através de movimentos contínuos, portanto as pausas são mínimas.
O dedo lê letra por letra.
Deve evitar-se movimentos desnecessários: de cima para baixo, de baixo para cima, regressivos.
Deve evitar-se excesso de pressão do dedo sobre a letra, isto diminui a qualidade da percepção.
O professor deve alertar a criança para que tenha o cuidado de perceber todas as unidades contidas na linha; isto serve de preparação quando já estiver dentro do processo de alfabetização lendo palavras. A leitura tátil se faz letra por letra e a palavra só é percebida quando termina.
5 - Discriminação auditiva:
O aluno deve ser trabalhado a fim de:
perceber, reconhecer, identificar, discriminar e localizar a gama variada de sons existentes;
reconhecer as palavras começadas e terminadas pelo mesmo som, através de jogos;
discriminar a identidade de sons através de palavras que contenham rimas.
O aluno deve ser trabalhado a fim de:
perceber, reconhecer, identificar, discriminar e localizar a gama variada de sons existentes;
reconhecer as palavras começadas e terminadas pelo mesmo som, através de jogos;
discriminar a identidade de sons através de palavras que contenham rimas.
Excelente Cenilda!
ResponderExcluirEsse seu post traz muitas contribuições aos professores que trabalham com PNEs; parabéns por compartilhar conosco...