Pesquisando sobre alfabetização encontrei um material muito bom, vou postá-lo e óbvio dar crédito a autora http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br, visitem seu blog é muito bom.
Consciência Fonológica
A alfabetização exige recursos e caminhos para nossas crianças se apropriarem e
desenvolverem as habilidades de percepção, discriminação auditiva, bem como
a composição gráfica de grafema=fonema.
desenvolverem as habilidades de percepção, discriminação auditiva, bem como
a composição gráfica de grafema=fonema.
Há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais observação, mais
contato com material de estimulação manual, visual e de letramento.
contato com material de estimulação manual, visual e de letramento.
Deste modo no processo de alfabetização nos
anos iniciais requer que a consciência fonológica
seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça
o desenvolvimento no indivíduo das habilidades
de percepção e manipulação da estrutura sonora
das palavras. Por não ser algo homogêneo, a
consciência fonológica apresenta diferentes níveis,
ou seja, o nível da consciência de palavras que formam
a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente,
a consciência de fonemas. Cada um deles pode
contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por
sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitas maneiras
de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais
satisfatório.
anos iniciais requer que a consciência fonológica
seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça
o desenvolvimento no indivíduo das habilidades
de percepção e manipulação da estrutura sonora
das palavras. Por não ser algo homogêneo, a
consciência fonológica apresenta diferentes níveis,
ou seja, o nível da consciência de palavras que formam
a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente,
a consciência de fonemas. Cada um deles pode
contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por
sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitas maneiras
de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais
satisfatório.
Jogos com rimas
A sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para a maioria das crianças.
Por isso, os jogos com rimas são uma excelente iniciação à criação da consciência
fonológica. Por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças
entre sons das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção
de que a língua não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.
Por isso, os jogos com rimas são uma excelente iniciação à criação da consciência
fonológica. Por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças
entre sons das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção
de que a língua não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.
Enfatizando a rima por meio do movimento
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Concentrar a atenção das crianças na rima
O jogo multissensorial é, em geral, um meio valioso de atrair a atenção de crianças pequenas.
A tradicional música infantil oferece uma base excelente para experimentar movimentos físicos
no ritmo da rima.
A tradicional música infantil oferece uma base excelente para experimentar movimentos físicos
no ritmo da rima.
Confira:
1. As crianças sentam-se em círculo com as duas mãos fechadas à frente.
2. Enquanto todas cantam a música, a pessoa que é a "escolhida" movimentasse em torno
do círculo e, suavemente, marca com batidas as palavras, primeiro na mão direita, depois
na esquerda de cada criança.
do círculo e, suavemente, marca com batidas as palavras, primeiro na mão direita, depois
na esquerda de cada criança.
3. Uma criança cuja mão seja batida na última palavra, ou na palavra que rime, de cada verso
(ou seja, em uma das palavras "mágicas") deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder
ambas as mãos, a criança estará fora.
(ou seja, em uma das palavras "mágicas") deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder
ambas as mãos, a criança estará fora.
4. A última que permanecer com uma das mãos ainda à frente, torna-se "a escolhida".
Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as palavras "mágicas" estão em negrito.
Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as palavras "mágicas" estão em negrito.
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
porque não quer
mas que chulé!
Variação:
Amplie o jogo com outras rimas presentes em parlendas e músicas como Uni, duni, tê,
Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão, Marcha soldado, entre outras.
Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão, Marcha soldado, entre outras.
Este navio está levando um (a)...
Materiais:
★ Bola ou saquinho com grãos para atirar.
Objetivos:
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente
Jogos com consciência silábica
Batendo palmas para os nomes
Objetivos:
A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
Papo de ogro
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas separadas.
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente
1. Peça que as crianças sentem-se em círculo.
2. Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um melão".
3. A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo. Ela deverá pensar em outra carga
para o navio levar e que rime com melão, como "o navio estão levando um botão", e jogar
a bola de volta para você.
para o navio levar e que rime com melão, como "o navio estão levando um botão", e jogar
a bola de volta para você.
4. Repetindo sua rima original (o navio está levando um melão), jogue a bola para outra
criança, a qual deverá pensar em uma terceira carga (pão, por exemplo).
criança, a qual deverá pensar em uma terceira carga (pão, por exemplo).
5. Continue o jogo até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece com uma nova
rima.
rima.
6. Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma pode atirar a bola para outra em
vez de atirá-la de volta para você.
vez de atirá-la de volta para você.
Jogos com consciência silábica
A existência e a natureza das sílabas são introduzidas pedindo-se às crianças que batam palmas
e contem as pulsações de seus próprios nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras
diferentes, o conceito de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.
e contem as pulsações de seus próprios nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras
diferentes, o conceito de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.
Batendo palmas para os nomes
Objetivos:
★ Apresentar às crianças a natureza das sílabas, fazendo com que batam palmas enquanto
contam as sílabas de seus próprios nomes:
contam as sílabas de seus próprios nomes:
1. Quando introduzir essa atividade pela primeira vez, demonstre-a usando vários nomes
de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro nome de uma das crianças na sala de
aula, sílaba por sílaba, enquanto bate palmas, por exemplo, A-na.
de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro nome de uma das crianças na sala de
aula, sílaba por sílaba, enquanto bate palmas, por exemplo, A-na.
2. Convide as crianças a dizer outros nomes e a bater palmas com você.
3. Depois de bater palmas para cada nome, pergunte: "Quantas palmas vocês ouviram
para esse nome?". Quando as crianças tiverem compreendido, peça que cada uma bata
as palmas para o seu próprio nome.
para esse nome?". Quando as crianças tiverem compreendido, peça que cada uma bata
as palmas para o seu próprio nome.
Dica esperta!
Essa atividade pode ser feita com um canto rítmico, como:
"Tome, tome, tome / Qual é seu nome?"
"Tome, tome, tome / Qual é seu nome?"
A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja objetos
cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos abertos,
nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido enquanto
acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém fale
rápido demais, antes dos outros.
rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★ Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números
1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo
procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do número
correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do lápis deverá
ser colocada na coluna com o número 2.
correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do lápis deverá
ser colocada na coluna com o número 2.
Papo de ogro
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas separadas.
1. Convide todos a sentar em círculo e envolva-os em uma história:
Era uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava das presentes às pessoas.
O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era
o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de
falar. Se ele fosse falar à criança que o presente era uma bicicleta, ele dizia
"bi-ci-cle-ta". Só quando a criança adivinhasse qual era o presente é que ele ficava
completamente feliz.
O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era
o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de
falar. Se ele fosse falar à criança que o presente era uma bicicleta, ele dizia
"bi-ci-cle-ta". Só quando a criança adivinhasse qual era o presente é que ele ficava
completamente feliz.
1. Agora, finja ser o ogro e caminhe pela sala, dando um "presente" a cada criança,
pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba.
pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba.
2. Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar outra criança para ganhar
um presente.
Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/um presente.
Professores e profissionais na área de alfabetização já devem estar cientes da
importância e do enfoque atual voltado à Consciência Fonológica principalmente
para o processo inicial de leitura e de escrita.
importância e do enfoque atual voltado à Consciência Fonológica principalmente
para o processo inicial de leitura e de escrita.
Já disponibilizo material sobre o tema neste blog. Adapto e aplico com meus
aprendizes na sala de Apoio pedagógico no contra turno com ritmo diferenciado
da maioria dos colegas de classe.
aprendizes na sala de Apoio pedagógico no contra turno com ritmo diferenciado
da maioria dos colegas de classe.
Com planejamento, confecção de material apropriado e usando muita criatividade,
muito podemos auxiliar as crianças que demandam de mais tempo para compreensão
e significado da leitura e da escrita.
muito podemos auxiliar as crianças que demandam de mais tempo para compreensão
e significado da leitura e da escrita.
Encontrei este material sucinto, esclarecedor e prático que pode auxiliar muito sobre
o tema CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
o tema CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
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